Clima
Min 22ºc - Max 25ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 22 de Outubro, 2025
Redação 09 de Abril, 2025
Icone - Autor

Cinco PMs estão entre os alvos da Operação Falsas Promessas 2

Segurança
Icone - Autor
Redação 09 de Abril, 2025

Influenciadores também foram presos; operação investiga lavagem de dinheiro através de rifas ilegais

A Operação Falsas Promessas, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta quarta-feira (9), já resultou na prisão de mais de 22 pessoas, entre elas cinco policiais militares e influenciadores digitais com milhões de seguidores. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa investigada por lavar dinheiro oriundo por meio de rifas ilegais divulgadas nas redes sociais.

Entre os detidos está o policial militar Lázaro Alexandre, conhecido como Tchaca Tchaca, que também atuava como influenciador e rifeiro. Ele havia afirmado publicamente que estava sendo perseguido e chegou a declarar que, se fosse preso, “cairia atirando”.

Também foram presos o rifeiro José Roberto Santos, conhecido como Nanan Premiações, e a esposa dele, Gabriela Silva. Ambos foram capturados em um condomínio de luxo na Região Metropolitana de Salvador. Nanan já havia sido preso em setembro de 2024, durante a primeira fase da mesma operação, e voltou às redes sociais após a soltura, comemorando sua liberdade.

Outros influenciadores digitais também foram alcançados pela ofensiva policial. Ramon Dias foi preso em São Paulo. Ele também havia sido detido na primeira fase da operação, junto com Nanan. Já Franklin Reis também teve a prisão confirmada.

De acordo com a Polícia Civil, os investigados promoviam sorteios de carros de luxo e grandes quantias em dinheiro, com indícios de manipulação nos resultados para favorecer membros do grupo. Para ocultar a origem ilícita do dinheiro, o esquema usava empresas de fachada e “laranjas”.

A operação é conduzida pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com apoio de cerca de 300 policiais civis, incluindo unidades especializadas como o Denarc, DHPP, DEIC, Depin, Depom, DIP e a Corregedoria da Polícia Militar. Os mandados estão sendo cumpridos em Salvador, na Região Metropolitana e em cidades do interior da Bahia, além de outros estados.

As diligências seguem ao longo do dia, com possibilidade de novas prisões.