Clima
Min 25ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
domingo, 27 de Abril, 2025
Redação 12 de Julho, 2024
Icone - Autor

Comitê de Cultura na Bahia faz formação para povos e comunidades tradicionais

Segurança
Icone - Autor
Redação 12 de Julho, 2024

Iniciativa é direcionada aos povos e comunidades tradicionais interessados em participar do Edital Azeviche

A primeira formação social em projetos culturais do Comitê de Cultura na Bahia, vinculado ao Ministério da Cultura, acontecerá neste sábado (13), das 9h às 13h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho. A iniciativa é direcionada aos povos e comunidades tradicionais interessados em participar do Edital Azeviche, ofertado pela Fapesb/Secti. O evento é gratuito e aberto ao público.

A formação tem o objetivo orientar a participação social no edital, entendendo seus objetivos, temas e critérios; ensinar os interessados como fazer a inscrição e incluir corretamente as informações das propostas, além de receber orientações de como escrever um projeto competitivo.

“A ideia é aprofundar os conhecimentos sobre o edital, tirar dúvidas e aumentar as chances dos interessados na seleção. Esse é o papel principal do Comitê de Cultura, ajudar a sociedade na elaboração de seus projetos, qualificando e ampliando essa participação”, declarou a coordenadora de Formações do CC, Heloísa Costa.

Formado em abril, o Comitê de Cultura na Bahia faz do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), da Secretaria dos Comitês de Cultural. E tem como finalidade mobilização social; a formação em direitos e políticas culturais; o apoio à elaboração de projetos e parcerias; e a comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais. Na Bahia, é coordenado pela Associação Afoxé Filhos de Gandhy.

Para a coordenadora geral do CC, Pyedra Barbosa, a chegada do comitê possibilita a democratização da Cultura.