Relatório divulga os bairros com mais tiroteios e mortes em Salvador; veja ranking
Todos os bairros que ocupam as cinco primeiras posições no ranking com mais tiroteios têm população negra acima da média da capital baiana
Um levantamento divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, nesta segunda-feira (29), traçou o panorama da violência armada em Salvador e região metropolitana durante o último ano. O relatório anual apontou que o estado tem uma das polícias mais violentas do Brasil.
A participação das polícias nos tiroteios e nas chacinas supera os índices de outros estados, como o Rio de Janeiro, onde o número de tiroteios com participação policial representou 34% dos registros. Das ocorridas em 2023 em Salvador e RMS, 69% foram provocadas por ações e operações policiais.
Bairros mais violentos
Todos os bairros que ocupam as cinco primeiras posições no ranking com mais tiroteios têm população negra acima da média da capital baiana. Em Beiru/Tancredo Neves, atualmente dividido entre as facções Comando Vermelho (CV) e Bonde do Maluco (BDM), a posição é de liderança nos crimes contra a vida, conforme parte do relatório, obtido pelo site Informe Baiano. Foram 53 tiroteios, 40 mortos e 12 feridos.
O bairro de Pernambués aparece em segundo lugar com 40 tiroteios, 16 mortos e 8 feridos. A Fazenda Grande do Retiro registrou 39 tiroteios, 30 mortos e 14 feridos. Logo após, em quarto lugar aparece a região de Valéria. Foram 34 tiroteios, 27 mortos e 6 feridos. Já na Federação, ocupando o quinto lugar no ranking, aparece com registro de 34 tiroteios, 17 mortos e 6 feridos.