Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 06 de Outubro, 2025
Redação 29 de Outubro, 2024
Icone - Autor

Em reunião tensa, PT endurece críticas e cobra reforma ministerial

Segurança
Icone - Autor
Redação 29 de Outubro, 2024

Alto comando do partido se reuniu para discutir os rumos da legenda e avaliou com críticas o desempenho nas últimas eleições

Em uma reunião tensa realizada nesta segunda-feira (28), o alto comando do PT se reuniu para discutir os rumos do partido e avaliou com críticas o desempenho nas últimas eleições. O encontro, que também envolveu uma análise do núcleo central do governo, foi marcado por intensas cobranças. As informações são da coluna de Clarissa Oliveira, na CNN.

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) havia criticado o desempenho do partido ao afirmar que o PT estaria no “Z4”, em referência à zona de rebaixamento no futebol. A fala, considerada ofensiva por lideranças, acirrou o clima da reunião, onde foi pedida uma “arrumação” no governo Lula. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi amplamente apoiada pelos dirigentes que participaram do encontro.

Após o evento, o secretário de Comunicação do PT, deputado Jilmar Tatto, classificou a fala de Padilha como “inaceitável”.

“É um desrespeito ao próprio partido. O que vemos é que o entorno do presidente Lula é que está descredenciado. Ali sim, é tudo várzea”, declarou Tatto.

A articulação política e a comunicação do governo foram duramente criticadas, com argumentos de que as falhas em divulgar realizações governamentais prejudicaram o desempenho nas urnas. Em resposta às declarações do ministro, Gleisi Hoffmann usou as redes sociais para recordar que o partido enfrenta desafios por estar em um governo de ampla coalizão e sob ataques da oposição.