FAB marca nova data para lançamento de foguete após adiamentos
Após três adiamentos, a Força Aérea Brasileira (FAB) definiu para esta segunda-feira (22), às 15h45 (horário de Brasília), uma nova tentativa de lançamento do foguete HANBIT-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A missão integra um acordo entre o Comando da Aeronáutica e um grupo sul-coreano responsável pelo veículo espacial.
Inicialmente previsto para o dia 22 de novembro, o lançamento foi remarcado para 17 de dezembro após a FAB identificar falhas intermitentes em sinais durante testes de aviônicos. Um novo adiamento ocorreu de 17 para 19 de dezembro, em razão da necessidade de substituição de um componente da unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio, após anomalias detectadas nas inspeções finais.
O terceiro adiamento foi anunciado depois que a empresa responsável constatou um funcionamento anormal intermitente em uma válvula de ventilação do tanque de metano líquido do segundo estágio, identificado durante o processo de abastecimento do propelente.
A missão tem como objetivo colocar em órbita cinco satélites e três experimentos científicos. O lançamento faz parte de uma iniciativa aberta por edital público em 2020, com contrato firmado em 2022. O HANBIT-Nano é um foguete orbital de dois estágios, com capacidade para transportar até 90 quilos a uma órbita de 500 quilômetros, possui 21,8 metros de altura e integra uma nova geração de lançadores de pequeno porte, favorecida pela localização estratégica de Alcântara, próxima à linha do Equador.