
Homicídios caem 20% na Bahia em quatro anos, aponta estudo do Ministério da Justiça
A taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu de 35 para 28 no período analisado

A Bahia registrou uma redução de 20% no número de homicídios entre os anos de 2020 e 2024, segundo o Mapa da Segurança Pública, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na última semana.
De acordo com o levantamento, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu de 35 para 28 no período analisado. Em números absolutos, o estado contabilizou 5.248 mortes violentas em 2020, contra 4.197 casos registrados no ano passado.
O estudo avalia os principais indicadores de criminalidade nos estados brasileiros e mostra que a Bahia segue uma tendência de queda nos índices de homicídios.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, atribuiu os resultados às ações integradas das forças policiais. “Temos trabalhado com base em inteligência, investindo na contratação de novos efetivos, aquisição de tecnologia, capacitação e melhores equipamentos para proteger a população”, afirmou.
Werner também destacou o empenho dos profissionais de segurança pública. “São homens e mulheres que, diariamente, deixam suas casas para colocar a vida em risco e garantir a segurança da população. Essa redução é resultado do esforço coletivo das nossas forças policiais”, completou.