
Marco Rubio ligou para Mauro Vieira nesta quarta-feira, diz Lula

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ligou para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta quarta-feira (8), após os recentes atritos diplomáticos entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump. A informação foi revelada pelo próprio presidente Lula, durante entrevista à rádio Piatã FM, nesta quinta-feira (9).
O contato ocorre em meio ao impasse causado pela decisão do governo norte-americano de aplicar uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo Lula, o gesto indica uma tentativa de aproximação entre os dois países após dias de tensão.
Durante a entrevista, o presidente também relatou a ligação direta de Trump, que, segundo ele, surpreendeu pelo tom amistoso. “O dado concreto é que ele me telefonou. Havia expectativa de uma discussão, mas ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com outro”, contou.
Lula afirmou ter pedido ao presidente americano que retirasse a taxação. “Falei o que precisava falar, que ele tinha que tirar a taxação dos produtos brasileiros e que havia sido mal informado”, declarou.
Ainda no diálogo com Trump, o petista disse ter adotado um tom informal. “Vamos nos tratar sem liturgia. Você me chama de você, eu chamo você de você. Até porque faço 80 anos hoje e você faz 80 em junho. Presidimos as maiores democracias do Ocidente e precisamos passar para o mundo cordialidade e harmonia, e não discórdia e briga”, afirmou.