Clima
Min 24ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
domingo, 12 de Outubro, 2025
Redação 29 de Maio, 2025
Icone - Autor

Mulheres que aplicavam golpe da falsa garota de programa são alvos de operação interestadual

Segurança
Icone - Autor
Redação 29 de Maio, 2025

A operação Falsus Meretrix, realizada entre as Polícias Civis da Bahia e de Minas Gerais, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (29), para cumprir mandados judiciais contra envolvidas em um golpe conhecido como “falsa garota de programa”. As ações ocorreram no município de Montes Claros (MG), onde as suspeitas foram localizadas.

O caso teve início em novembro de 2024, quando um morador do interior da Bahia, após cancelar um suposto encontro com uma mulher conhecida por meio de um site adulto, passou a ser alvo de ameaças e extorsão. 

Criminosos enviavam mensagens intimidadoras pelo WhatsApp, incluindo vídeos com homens armados, exigindo transferências via PIX. A vítima e sua família foram ameaçadas durante o período.

Segundo as investigações, as beneficiárias das transferências declaravam renda inferior a um salário mínimo, mas movimentaram cerca de R$ 100 mil em apenas quatro meses. Elas agora também respondem por lavagem de dinheiro.

A operação é coordenada pela 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, com apoio da 10ª Coorpin e da Polícia Civil de Minas, através do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista.