Clima
Min 24ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 07 de Novembro, 2025
Redação 07 de Setembro, 2025
Icone - Autor

“Objetivo é fortalecer as instituições e reduzir índices criminais”, diz secretário Marcelo Werner sobre reestruturação da polícia na Bahia

Segurança
Icone - Autor
Redação 07 de Setembro, 2025

Projeto aprovado pelo governador Jerônimo Rodrigues cria novos comandos, batalhões e diretorias regionais

Durante o desfile de 7 de Setembro em Salvador, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, falou sobre a lei sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) que reestrutura as polícias Civil e Militar no estado. O projeto, publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (06), prevê a criação de novos cargos, batalhões e unidades para ampliar a atuação das forças de segurança.

Segundo Werner, a mudança era necessária para modernizar a atuação das corporações e melhorar a eficiência no combate ao crime.

“Esse projeto visa melhorar a estrutura administrativa, operacional e investigativa da Polícia Militar e Civil. A estrutura vem criando comandos, batalhões e CIPMs em Salvador e no interior do estado”, afirmou.

Entre as novidades, estão a criação do cargo de delegado-geral adjunto da Polícia Civil, cinco novas diretorias regionais, delegacias territoriais, uma delegacia especializada e 25 novos batalhões da Polícia Militar, incluindo Companhias Independentes e Comandos Regionais.

A proposta também amplia a presença da PM no interior, com reforço para municípios como Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro. Em Salvador, novas unidades serão instaladas nos bairros Nordeste de Amaralina e Itapuã. Já os novos Comandos Regionais ficarão em Jequié, Alagoinhas e Irecê.

Werner destacou ainda que a reestruturação leva em conta a integração entre as instituições e o enfrentamento às organizações criminosas que atuam de forma articulada.

“Temos o objetivo de fortalecer as instituições fazendo o manejo do efetivo necessário através das diretorias regionais e da integração das informações. Hoje, as organizações criminosas têm interlocuções não só com outros estados, mas também entre diferentes regiões da Bahia. Essas diretorias trazem essa divisão geográfica, buscando eficiência, redução dos índices criminais e melhora da sensação de segurança da população”, ressaltou o secretário.

Com a nova legislação, foram abertos também cargos como comandante de policiamento, assessor especial, coordenador, comandante de batalhão, chefe de núcleo, coordenador técnico, subcomandante de batalhão e comandante de companhia independente.

Veja vídeo: