Operação encontra cemitério clandestino usado pelo tribunal do crime no sul da Bahia
Uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) descobriu nesta quarta-feira (28) um cemitério clandestino em Itabela, no extremo sul da Bahia. Na ação, os agentes encontraram e retiraram três ossadas humanas da área, localizada no povoado de São João do Monte, conhecido como “Montinho”.
Segundo apurações policiais, a localidade era utilizada para ocultação de corpos de vítimas do chamado “tribunal do crime”. Conforme a corporação, uma estimativa inicial aponta ao menos 10 corpos enterrados no local.
De acordo com o g1, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) que foi responsável pela retirada das ossadas, também está responsável por identificar as vítimas e devolver às famílias. As investigações no cemitério clandestino continuarão com o objetivo de localizar outras vítimas e possíveis novas áreas para depositar os corpos.
Além do MP-BA, participaram da operação o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco Sul), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio das Polícias Civil e Militar.
As informações sobre o cemitério surgiram após uma operação policial realizada em 20 de janeiro, voltada ao combate de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) atribuídos a uma facção criminosa. Na ação, foram apreendidos armamentos, rádios comunicadores, celulares, uma balaclava e roupas camufladas.
Ver essa foto no Instagram