Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 01 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Parceria Bahia-Brasil garantiu conclusão de mais de 3 mil moradias abandonadas por Bolsonaro, diz Trindade

Segurança
Icone - Autor
Redação 01 de Agosto, 2025

A entrega de 668 unidades habitacionais em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, nesta sexta-feira (1º), marcou mais uma etapa da retomada de obras paralisadas do programa Minha Casa, Minha Vida na Bahia. 

Os imóveis, pertencentes aos residenciais João Assis e Everaldino Guimarães, estavam abandonados desde a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foram finalizados por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal.

A ação foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que desde 2023 concluiu sete dos nove empreendimentos habitacionais paralisados pela antiga gestão federal. 

Ao todo, mais de 2 mil famílias já foram beneficiadas em municípios como Santo Amaro, Ibotirama, Salvador e Feira de Santana. Outras 960 unidades em Barreiras e Santo Amaro estão em fase final de ajustes para inauguração.

“Não eram apenas as obras que estavam paralisadas, eram sonhos que haviam adormecido. Mas o abandono deu lugar à esperança e ao trabalho e hoje 668 famílias realizaram o sonho da casa própria”, afirmou José Trindade, presidente da Conder, após a cerimônia.

Ele destacou ainda o esforço conjunto entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para viabilizar as entregas. “O trabalho garantiu a retomada e entrega de mais de 3 mil moradias que tinham sido esquecidas pelo ex-presidente da República. Transformamos abandono em dignidade. Esquecimento em oportunidade”, disse Trindade.

Somado aos imóveis retomados, o governo da Bahia também está executando novas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Apenas nos dois primeiros anos da atual gestão, 833 moradias foram entregues em 13 cidades, com investimento de R$ 84 milhões. Em 2025, outras 317 unidades foram finalizadas em seis municípios, com aporte de R$ 34 milhões.

“Fomos convocados para um grande desafio e demos conta do recado com planejamento, competência e seriedade. Cada chave entregue hoje simboliza a força da parceria Bahia-Brasil e reafirma o compromisso do nosso grupo político com a reconstrução do país”, concluiu Trindade.

Também nesta sexta-feira (1º), mais 200 moradias foram entregues em Paulo Afonso, com participação virtual do presidente Lula. Representando o governo estadual no ato, a secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, reforçou o compromisso da gestão com a ampliação do acesso à moradia digna para os baianos.