PF prende dono do Banco Master em operação contra fraude no sistema financeiro
Ação investiga criação e venda de carteiras de crédito falsas a outras instituições
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira (18), o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, durante a Operação Compliance Zero, que mira um esquema de emissão de títulos de crédito falsos dentro do Sistema Financeiro Nacional.
A ofensiva cumpre cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
De acordo com a PF, a investigação começou em 2024, após o Ministério Público Federal solicitar apuração sobre a possível fabricação de carteiras de crédito inexistentes por uma instituição financeira. Esse material teria sido repassado a outro banco e, posteriormente, substituído por ativos sem qualquer avaliação técnica, após fiscalização do Banco Central.
Os alvos da operação podem responder por gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros crimes previstos na legislação do sistema financeiro.