Polícia apreende 15 celulares em celas de cadeia em Paulo Afonso
Ação faz parte da Operação Aláfia, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)
Uma operação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) resultou na apreensão de 15 celulares, drogas e carregadores no Conjunto Penal de Paulo Afonso. A ação faz parte da Operação Aláfia, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e em execução desde o início deste mês na unidade.
O material recolhido foi devidamente lacrado seguindo o procedimento de “Cadeia de Custódia”, conduzido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Este protocolo assegura a integridade das provas coletadas para futuras investigações.
Além de manter a segurança interna, a operação visa reduzir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na região. A Seap segue investigando como os itens ilícitos foram introduzidos na unidade prisional, enquanto intensifica as medidas de controle e fiscalização.
A ação contou com a participação de policiais penais, equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) e da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), além de policiais em formação pelo 2º Curso de Operações Prisionais Especializadas (Cope-BA), supervisionados por instrutores do Geop e da Polícia Militar.
A Seap reafirma seu compromisso com a segurança carcerária e a integridade das operações, destacando o papel da Superintendência de Gestão Prisional (SGP) e da Diretoria de Segurança Prisional (DSP) na coordenação dos trabalhos.