Clima
Min 24ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 13 de Dezembro, 2024
Redação 20 de Novembro, 2024
Icone - Autor

Polícia apreende 15 celulares em celas de cadeia em Paulo Afonso

Segurança
Icone - Autor
Redação 20 de Novembro, 2024

Ação faz parte da Operação Aláfia, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

Uma operação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) resultou na apreensão de 15 celulares, drogas e carregadores no Conjunto Penal de Paulo Afonso. A ação faz parte da Operação Aláfia, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e em execução desde o início deste mês na unidade.

O material recolhido foi devidamente lacrado seguindo o procedimento de “Cadeia de Custódia”, conduzido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Este protocolo assegura a integridade das provas coletadas para futuras investigações.

Além de manter a segurança interna, a operação visa reduzir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na região. A Seap segue investigando como os itens ilícitos foram introduzidos na unidade prisional, enquanto intensifica as medidas de controle e fiscalização.

A ação contou com a participação de policiais penais, equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) e da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), além de policiais em formação pelo 2º Curso de Operações Prisionais Especializadas (Cope-BA), supervisionados por instrutores do Geop e da Polícia Militar.

A Seap reafirma seu compromisso com a segurança carcerária e a integridade das operações, destacando o papel da Superintendência de Gestão Prisional (SGP) e da Diretoria de Segurança Prisional (DSP) na coordenação dos trabalhos.