
Polícia Civil da Bahia vai lançar operação para combater golpes com falsos advogados

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia, Jorge Figueiredo, anunciou que a Polícia Civil vai implantar uma operação específica para combater o crime de falsos advogados. A medida é uma resposta ao pedido de providências feito pela Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA).
A iniciativa surge diante do crescente número de casos envolvendo o uso indevido do nome de advogados para aplicar golpes em pessoas que respondem a processos judiciais. Desde o início de abril, a OAB-BA já recebeu mais de 800 denúncias. Segundo o delegado Jorge Figueiredo, a operação será estruturada com base em um padrão investigativo unificado.
“No lugar de deixar cada unidade traçar uma linha de investigação, iniciaremos uma operação com uma produção de conhecimento, e só então encaminharemos para que as delegacias territoriais solicitem as medidas cautelares e executem as ações”, explicou. As operações devem ser deflagradas no segundo semestre deste ano.
Os golpistas agem de forma minuciosa, entrando em contato com clientes e se passando por advogados responsáveis pelos respectivos casos ou até mesmo pelos próprios escritórios, utilizando a mesma foto de perfil. Eles costumam solicitar transferências via PIX, alegando que o valor é necessário para liberar um suposto crédito relacionado ao processo.
Além disso, os criminosos têm utilizado a clonagem ou invasão do WhatsApp de advogados e escritórios, bem como o envio de mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou números desconhecidos. As mensagens falsas podem ser enviadas em nome de secretárias, instituições financeiras ou serviços de suporte técnico.