Polícia Civil investiga fraude em decisão judicial usada para tentar soltar líder criminoso
Operação Fake Freedom cumpre mandados em Salvador e afasta advogado suspeito de falsificação
A Polícia Civil da Bahia deflagrou nesta quinta-feira (11) a Operação Fake Freedom, que apura a tentativa de usar uma decisão judicial falsificada para obter a liberdade de Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como Averaldinho, apontado como líder de uma organização criminosa com atuação nos bairros do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados ao advogado de Averaldinho, suspeito de apresentar o documento falsificado.
No escritório do investigado, os policiais apreenderam três notebooks, duas máquinas de cartão, dois pen drives e documentos. Além disso, a Justiça determinou a suspensão do exercício profissional do advogado.
De acordo com as investigações, o documento fraudado simulava uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e solicitava a expedição de alvará de soltura. A irregularidade foi identificada em julho, quando a Secretaria do Juízo certificou a inexistência da decisão.
“No dia 22 de julho, o Juízo informou que não havia registro de tal decisão no âmbito do STJ, o que confirmou os indícios de falsificação do documento”, explicou a delegada Lara Candice, titular da Dececap.
As investigações continuam para aprofundar a participação do advogado e identificar outros envolvidos na tentativa de fraude.