Polícia Federal deflagra operação contra caça ilegal na Bahia
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Buckshot, com foco no combate à prática de caça ilegal dentro do Parque Nacional e do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, localizados no município de Boa Nova, no sudoeste da Bahia.
A ação teve como objetivo o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de promover atividades ilegais dentro das unidades de conservação federais.
As investigações começaram no início de 2025, a partir de levantamentos e diligências realizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o órgão, ao menos cinco indivíduos estariam se articulando de forma recorrente para a caça e abate de animais silvestres nas regiões conhecidas como Pé da Ladeira e Icó, dentro das áreas protegidas.
As unidades em questão são áreas federais de proteção integral do meio ambiente, e qualquer atividade ilegal praticada em seu interior pode configurar crime federal.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidas carcaças de animais silvestres, carabinas de pressão, pólvora, chumbo e outros equipamentos usados para a caça. Apesar do material recolhido, não houve prisões em flagrante.
Os investigados devem responder por crimes de caça ilegal em unidade de conservação federal, posse irregular de arma de fogo e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a até 12 anos de reclusão.