
Sturaro diz que segurança pública não tem partido e defende PEC das polícias municipais

O coronel Humberto Sturaro, diretor-geral da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, participou nesta quinta-feira (5), do evento SOS Bahia, promovido pela Fundação Índigo no Hotel Fiesta, na capital baiana. Durante o encontro, Sturaro falou sobre a integração entre as instituições e defendeu a criação das chamadas polícias municipais.
Ao Se Ligue Bahia, o coronel ressaltou que a segurança pública deve ser tratada como prioridade nacional e de forma técnica, sem partidarismo.
“A gente entende que segurança pública é um braço que tem que ser alcançado por todas as forças de segurança, e isso a gente acredita na união dessas forças. Segurança pública não tem bandeira, segurança pública não tem política, segurança pública, ela é feita para o cidadão, agora, com capacidade técnica, com inteligência, com atribuições bem definidas”, disse o coronel.
Sturaro também citou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que pode autorizar os municípios a criarem suas próprias polícias, desde que atendam a critérios estabelecidos.
“A Guarda Municipal hoje, que a gente está vendo uma PEC aí, que daqui a pouco, dentro das condições estabelecidas, os municípios poderão ter sua polícia municipal, atendendo aqueles critérios que principalmente, quero deixar claro, você que é prefeito, por favor, atente ao plano de segurança municipal, cada um dos critérios que o senhor possa vir a ter na sua cidade, uma polícia municipal”, destaca Sturaro.
Ainda durante a entrevista, o coronel evitou falar sobre articulações eleitorais, mas não descartou participar do pleito futuro. “Olha, esse ano, a gente só pensa em trabalho, claro que no ano que vem, a gente tem que estudar qualquer tipo de possibilidade que a gente possa vir a ajudar, mas isso é uma situação, para 2026, a gente agora tem que pensar em fortalecer a nossa Guarda Municipal, preparar ela tecnicamente, taticamente, que é uma tropa maravilhosa, o soteropolitano tem que conhecer mais essa tropa que está à sua disposição”, concluiu o coronel.
Com informações de Leonardo Valente.