Clima
Min 23ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
domingo, 09 de Novembro, 2025
Redação 12 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Suspeito de matar Mãe Bernadete é preso após fazer família refém

Segurança
Icone - Autor
Redação 12 de Setembro, 2025

Mãe Bernadete foi assassinada dentro de sua casa em 2023

Um homem suspeito de envolvimento direto na morte de Maria Bernadete Pacífico Moreira, conhecida como Mãe Bernadete, foi preso na manhã desta sexta-feira (12) durante uma operação da Polícia Civil, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O suspeito, identificado como BZ ou Buzuin, integrante do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), chegou a fazer a esposa e as duas filhas reféns antes de ser capturado. Ele é apontado como autor dos disparos que mataram a líder quilombola em 17 de agosto de 2023.

O caso Mãe Bernadete:

Mãe Bernadete foi assassinada dentro de sua casa, na sede da Associação Quilombola de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, onde estavam três netos, de 12, 13 e 18 anos.

Segundo a Operação Pacific, coordenada pela Polícia Civil com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público e da 7ª Promotoria de Justiça de Simões Filho, a líder comunitária foi atingida por 25 tiros em várias partes do corpo.

As investigações apontam que a execução foi motivada pelo posicionamento firme de Mãe Bernadete contra a expansão do tráfico de drogas na região, especialmente contra a construção do barraco conhecido como “Point Pitanga City”, usado como ponto de venda de drogas. O local foi erguido de forma ilegal na barragem de Pitanga dos Palmares, área de preservação ambiental.

A operação desta sexta-feira é mais um passo na responsabilização dos envolvidos no crime, que chocou a Bahia e teve repercussão nacional por se tratar de um ataque a uma líder quilombola e defensora dos direitos humanos.