Violência armada atinge a maioria dos bairros de Salvador em 2025, diz instituto
Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado, em parceria com a Iniciativa Negra, aponta que a violência armada continua presente em quase todos os bairros de Salvador. Entre 1º de janeiro e 17 de setembro de 2025, foram registrados 856 tiroteios na cidade, sendo 391 deles ligados a ações policiais. Apenas 25 dos 171 bairros não registraram ocorrências neste período.
Os bairros mais afetados foram Beirú/Tancredo Neves (29 tiroteios), Lobato (27), Mussurunga (25), Federação (24) e Fazenda Coutos (23). Embora o número total seja menor do que no mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 992 tiroteios, a situação ainda preocupa a população.
Em falas recentes, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que “a Bahia é um Estado de paz” e destacou o esforço do governo: “O papel de investimento do Estado está sendo feito, eu tenho feito isso com muito zelo”. Sobre a redução da violência, disse ainda que “esses números já melhoraram, e muito, e nós estamos trabalhando para isso, para reduzir morte, para reduzir letalidade policial”.