Clima
Min 25ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 21 de Abril, 2025
Redação 09 de Janeiro, 2025
Icone - Autor

Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus é interditada para reforma

Bahia
Icone - Autor
Redação 09 de Janeiro, 2025

Acervo do escritor será exibido gratuitamente no Teatro Municipal de Ilhéus durante a restauração

A casa onde Jorge Amado viveu até os 18 anos, em Ilhéus, no sul da Bahia, foi interditada nesta quarta-feira (8) pela Prefeitura devido a graves problemas estruturais, como infiltrações, afundamento do solo e infestação de animais. O imóvel, que abriga um rico acervo do escritor, será restaurado por um comitê que incluirá representantes de diversas secretarias municipais. Ainda não há previsão para a conclusão das obras.

Enquanto a reforma acontece, o acervo será transferido para o Teatro Municipal de Ilhéus, a poucos metros da residência. A exibição no novo local será gratuita e aberta ao público a partir desta quinta-feira (9), funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O material inclui livros de autoria de Jorge Amado, esculturas, móveis e outros itens que pertenceram ao autor e sua família.

“Embora a casa esteja interditada, temos a esperança de que nosso acervo esteja preservado e acessível ao público, agora no Teatro Municipal. Trabalhamos para garantir uma restauração adequada, que honre a importância histórica e cultural desse espaço para Ilhéus e a região”, afirmou Anarleide Cruz Menezes, secretária de Cultura de Ilhéus, em entrevista à Tv Santa Cruz.

A Casa de Jorge Amado

Construída na década de 1820, a casa de Jorge Amado é um marco histórico no Centro de Ilhéus. Entre seus destaques estão o teto com pintura italiana, revestido com madeira de jacarandá, e um lustre da década de 1960.

Antes da interdição, o imóvel recebia turistas que podiam explorar o quarto dos pais do escritor, João Amado de Faria e Eulália Leal, além de outros cômodos com objetos pessoais e memórias de família. A casa também possuía uma sala de projeção e um painel que narrava a trajetória de Jorge Amado, desde a união de seus pais, em 1911, até sua morte, em 6 de agosto de 2001.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, deu um passo importante para a valorização do legado do escritor Jorge Amado, um dos maiores expoentes da cidade e da literatura brasileira. Com o objetivo de reformar a Casa Jorge Amado, a administração pública transferiu o acervo cultural para o Teatro Municipal de Ilhéus, onde promoverá uma exposição ao público, a partir desta quinta-feira (09).

A iniciativa, que busca resgatar a memória do escritor e a cultura de Ilhéus, contou com as presenças do prefeito Valderico Junior, da secretária de Cultura, Anarleide Menezes, e do deputado estadual Pedro Tavares.

“Preservar o acervo de Jorge Amado é preservar a história de Ilhéus e a identidade do nosso povo. Vamos resgatar uma de nossas maiores riquezas: a cultura”, afirmou o prefeito.

O acervo inclui itens como máquina de escrever, máquina de costura, quadros, livros, um piano e outros objetos pessoais do escritor, que, apesar do evidente valor cultural, estavam em salas fechadas, sofrendo com a degradação do tempo. Agora, os itens receberão os cuidados necessários para sua conservação e estarão acessíveis a visitantes e população”.