Jerônimo critica professores por reprovações de alunos e categoria reage: ‘infeliz declaração’
"A aprovação precisa respeitar o processo pedagógico", rebate APLB em publicação
Nesta semana, representantes dos professores da rede pública estadual denunciaram uma portaria que determina a aprovação em massa de estudantes. Após isso, em publicação nas redes, acusam o governador Jerônimo Rodrigues (PT) de tentar culpar a categoria pela crise na educação baiana.
O post foi feito nesta segunda-feira (19), na conta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). O título diz: “Governador Jerônimo joga a crise da falência de sua política de Educação nas costas dos professores e pressiona por aprovação automática”.
No vídeo publicado pelo sindicato, aparece o governador baiano criticando a categoria. “Eu fico muito triste como governador e como professor, quando eu vejo professoras e professores reprovando alunos”, alega o gestor, durante uma aula inaugural, em Feira de Santana.
Por outro lado, a APLB reage: “Infeliz declaração do governo do estado […] A Portaria 190 foi uma medida generalista e sem nenhum diálogo com a categoria. Se existe o quantitativo alto de reprovação em uma escola, deve-se intervir na pesquisa, avaliação e construção coletiva de alternativas para a mudança do quadro”.
E segue: “Não é justo atribuir essa responsabilidade única e exclusivamente aos professores, professoras ou à qualquer instituição de ensino. […] Reafirmamos que a aprovação precisa respeitar o processo pedagógico”.
Confira:
Ver essa foto no Instagram