Clima
Min 24ºc - Max 33ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 28 de Abril, 2025
Redação 12 de Dezembro, 2024
Icone - Autor

Jovem pintor baiano com autismo concorre a prêmio que pode levá-lo ao Louvre, em Paris

Bahia
Icone - Autor
Redação 12 de Dezembro, 2024

As votações, abertas pela internet, seguem até 16 de janeiro.

Bernardo Ribeiro Tochilovsky, um jovem pintor baiano com Transtorno do Espectro Autista (TEA), encontrou nos desenhos sua principal forma de expressão desde a infância. Com anos de dedicação à arte, ele agora tem a chance de expor uma de suas obras no Carrossel do Louvre, uma extensão do renomado museu em Paris, que abriga a icônica Monalisa, de Leonardo da Vinci.

A oportunidade surgiu após a participação de Bernardo no Dama Art Gallery, em Porto, Portugal. Durante a exposição, seu quadro “Galo no Sítio” foi selecionado para o Prêmio Dama de Ouro Salão de Arte 2024, competição que reúne 41 artistas escolhidos pela curadora Cristina Bernardini. As votações, abertas pela internet, seguem até 16 de janeiro (clique aqui).

Apesar de já ter participado de cerca de 16 exposições, tanto no Brasil quanto em países como Marrocos e Portugal, o pai de Bernardo, Alejandro Tochilovsky, destaca que essa oportunidade é única. Caso vença, o jovem terá uma de suas obras exibida no maior museu de arte do mundo.

As pinturas de Bernardo se destacam pelo uso vibrante de cores e formas, retratando paisagens de Salvador e uma diversidade de animais, como cachorros, araras, galos e ratos. Sua mãe, Maria Ângela Tochilovsky, ressalta a determinação do filho em superar desafios e aperfeiçoar sua arte.

“Eu tenho orgulho como mãe, de ver um filho traçar o seu caminho e fazer uso do que lhe foi ofertado. Ele sempre trabalhou muito e dizia: ‘é difícil, mas eu consigo”. Essa força de vontade é dele”, contou