
Penitenciária Lemos de Brito passa por nova fase da Operação Mute em Salvador
Objetivo da ação é apreender celulares e coibir comunicação de internos com criminosos fora do presídio

A Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, foi alvo nesta quinta-feira (4) da 8ª fase da Operação Mute, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A ação foi realizada no Módulo I da unidade prisional, com revista completa em celas e custodiados.
O principal foco da operação é a retirada de celulares e outros materiais ilícitos que estejam em posse dos detentos. Durante a ação, foram apreendidos aparelhos celulares, fones de ouvido, cabos USB, bases de carregador, facas, chaves de fenda e dinheiro em espécie.
A ofensiva contou com a participação de 45 agentes, incluindo equipes dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e de Execução Penal (Gaep) do MP-BA, além da Polícia Penal Federal, do Grupo de Segurança Institucional da Seap e do policiamento penal ordinário.
De acordo com o MP, o objetivo é impedir a entrada e permanência de objetos eletrônicos e ilícitos, dificultando a comunicação entre internos e criminosos do lado de fora. A estratégia busca reforçar a disciplina no sistema prisional e enfraquecer a atuação de facções criminosas, contribuindo para a redução dos índices de violência na Bahia.