Família Gil presta homenagens a Preta Gil no dia em que cantora completaria aniversário
Nesta sexta-feira (8), data que marcaria o aniversário de Preta Gil, familiares prestaram homenagens à cantora, que faleceu no dia 20 de julho, vítima de um câncer.
Gilberto Gil, pai da cantora, escreveu que a data ganhou um significado especial.
“Na Família Gil, dia 8 de agosto será sempre o dia oficial da alegria e celebração, da nossa integrante mais festiva. Uma saudade sem fim”, escreveu o músico.
Flora Gil, madrasta de Preta, também prestou sua homenagem.
“Certamente um dos dias mais felizes da vida dela. E assim seguimos com esse sorriso e essa alma cheia de brilho e de luz. Pra sempre, Preta. Te amo”, publicou.
Bela Gil, irmã mais nova da cantora publicou uma mensagem nas redes sociais e falou sobre a generosidade da artista. “Preta se foi. E vive dentro de mim. Sempre disse — pra todo mundo, e principalmente pra ela — que era das pessoas mais generosas que já conheci. Aliás, das mais não. A mais. A mais generosa de todas. Feliz aniversário, Pretinha!! você não imagina a saudade”, escreveu a apresentadora.
Bem Gil, falou da gratidão pela oportunidade que recebeu de trabalhar ao lado da irmã, destacando ainda a alegria que ela espalhava em sua trajetória. “Hoje é dia da nossa amada irmã Preta Gil. Estou em Belém onde mais tarde toco e canto pra celebrar essa irmã generosa que me deu a oportunidade do primeiro trabalho fixo como músico em sua banda durante o lançamento de seu segundo disco em 2005 e depois foram meses tocando semanalmente em sua tradicional noite preta! todos os shows que eu fizer serão em homenagem a ela que alegrou a vida de tanta gente! viva o dia 8/8!
Irmã de Preta, Nara Gil, expressou a dificuldade de encontrar palavras para traduzir a saudade que sente. Sempre gostei de escrever e em muitos momentos soube o que dizer, agora já não sei. 8 de agosto. Só amor e saudades”, escreveu.
Preta Gil morreu no dia 20 de julho, aos 50 anos. A artista foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023, e enfrentou uma longa batalha contra a doença.
Ela passou por cirurgias e tratamento intensivo com quimioterapia e radioterapia. Em agosto de 2024, anunciou que o câncer havia retornado, afetando quatro locais do corpo, incluindo linfonodos, ureter e peritônio.
A artista havia se mudado para a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, para seguir um tratamento inovador, em instituições de referência, porém devido ao agravamento da doença, a cantora não resistiu e faleceu em uma ambulância a caminho do hospital.