Fim da escala 6×1 pode ser votado na Câmara em maio, afirma Hugo Motta
A Câmara dos Deputados pode analisar ainda neste semestre a proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 no país. A expectativa é que o texto seja votado em plenário no mês de maio, conforme afirmou o presidente da Casa, Hugo Motta.
Segundo o parlamentar, antes de chegar ao plenário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) precisa passar pelas etapas regimentais. A previsão é que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) avalie a admissibilidade da matéria até o início de abril. Na sequência, será criada uma comissão especial responsável por discutir o conteúdo da proposta.
A declaração foi feita nesta quarta-feira (25), durante agenda oficial em João Pessoa. Motta destacou que o possível calendário de votação em maio também dialoga com o simbolismo do Dia do Trabalhador, período em que pautas relacionadas às relações de trabalho ganham maior destaque no debate público.
A proposta em discussão busca alterar o modelo tradicional de jornada semanal, permitindo maior tempo de descanso e convivência social, além de incentivar cuidados com a saúde dos trabalhadores. A ideia, segundo ele, é promover mudanças sem prejuízo à produtividade econômica.
O presidente da Câmara ainda afirmou que o tema tende a ser debatido de forma ampla, envolvendo diferentes setores da sociedade, incluindo representantes do empresariado e do mercado de trabalho, com o objetivo de construir consenso em torno da proposta.