Clima
Min 22ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
sábado, 27 de Junho, 2026
Redação 27 de Junho, 2026
Icone - Autor

Jornalista japonesa que cobre a Seleção desde 1998 garante torcida pelo Brasil contra Japão

Esportes
Icone - Autor
Redação 27 de Junho, 2026

Figura conhecida nas entrevistas coletivas da Seleção Brasileira há quase três décadas, a jornalista japonesa Kiyomi Nakamura afirmou que estará na torcida pelo Brasil no duelo contra o Japão, válido pela segunda fase da Copa do Mundo. A repórter também analisou os pontos fortes da equipe japonesa antes do confronto.

Em entrevista ao programa Radar da Seleção, do sportv, Kiyomi revelou o carinho que desenvolveu pelo futebol brasileiro desde que começou a acompanhar a equipe nacional, ainda na Copa do Mundo de 1998. As informações são do ge.

“Sou japonesa, mas com coração 99% brasileiro. Sempre Brasil. Sobre futebol, seleção, jogador, técnico, para mim é tudo Brasil”, afirmou.

A relação da jornalista com a Seleção começou quando Zico retornou à equipe como coordenador técnico na comissão comandada por Mário Zagallo. Além de ídolo no Flamengo, Zico também é reconhecido no futebol japonês, e foi lá que despertou em Kiyomi o interesse em acompanhar de perto o dia a dia da equipe brasileira.

Atualmente morando no Rio de Janeiro, a jornalista tornou-se presença constante nas coletivas da Seleção e conquistou a simpatia de jogadores e treinadores ao longo dos anos. Nesta Copa do Mundo, ela faz a cobertura do torneio para a DAZN do Japão.

Ao analisar a seleção japonesa, Kiyomi destacou a força coletiva da equipe e alertou para a organização do adversário brasileiro. “Na história do futebol japonês, talvez pela primeira vez ninguém está pensando: ‘Ah, enfrenta o Brasil, então nossa Copa acabou’. Tem uma pequena possibilidade e, para buscar essa pequena possibilidade, o que tem que fazer? É a primeira vez que se tem uma esperança”, disse.

“O Japão sempre foi um conjunto. O treinador conhece muito os jogadores. Claro que fazem muita falta os jogadores lesionados (Mitoma, Minamino e Endo), mas ele já sabe quem entra e como jogam. Por isso, o Brasil tem que tomar cuidado com essa organização”, completou.

Depois de empatar com o Marrocos na estreia e vencer Haiti e Escócia por 3 a 0, a Seleção Brasileira enfrenta o Japão na próxima segunda-feira, às 14h (de Brasília), em Houston, valendo vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.