
Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua

O Governo Federal anunciou uma nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) que vai beneficiar diretamente pessoas em situação de rua. A partir de agora, 3% das moradias subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) serão destinadas gratuitamente a esse público, com foco inicial em 38 municípios brasileiros, incluindo todas as capitais.
De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, a previsão é que cerca de mil unidades habitacionais sejam entregues nesta primeira fase. A ação faz parte de uma política social integrada, que também prevê acompanhamento social e ações de reinserção dos beneficiários no mercado de trabalho, além do acesso a serviços de saúde e educação.
As cidades foram escolhidas com base em dados do Cadastro Único e de levantamentos interministeriais que identificaram os locais com maior número de pessoas em situação ou trajetória de rua.
A nova regra foi formalizada por meio de uma portaria assinada na terça-feira (22), que também estabelece critérios de prioridade para as entregas, incluindo famílias com crianças, mulheres, pessoas trans, indígenas, idosos e pessoas com deficiência.