Clima
Min 25ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 06 de Dezembro, 2024
Redação 20 de Fevereiro, 2024
Icone - Autor

APLB encaminha denúncia para o MP sobre “aprovação em massa” de alunos

Cidade
Icone - Autor
Redação 20 de Fevereiro, 2024

Segundo o líder da categoria, denúncia também foi enviado para a CNTE e já está discutindo a ação no Conselho Estadual de Educação

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, confirmou, na tarde desta terça-feira (20), que já realizou a denúncia sobre a aprovação em massa de alunos, realizada pelo governo do Estado da Bahia.

Em conversa com o Se Ligue Bahia, Rui declarou que a APLB já encaminhou o pedido para a investigação da medida ao Ministério Público estadual, à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e já está discutindo a ação no Conselho Estadual de Educação.

A categoria ainda vai enviar também para a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e para a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O líder do sindicato também antecipou que haverá na próxima quarta (21), às 17h, uma reunião com a secretária de Educação do Estado da Bahia, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, para discorrer sobre as tratativas do assunto.

Na última semana, a APLB protestou contra uma portaria editada pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT) que determina a aprovação geral dos alunos da rede estadual.

Segundo o sindicato, a medida foi publicada no Diário Oficial no dia 27 de janeiro deste ano. “A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia não é à favor da reprovação em massa ou automática. Mas, a aprovação precisa respeitar o processo pedagógico, respeitando o tempo de aprendizagem dos alunos de forma qualificada para que possam cumprir o percurso escolar da melhor forma”, disse em comunicado.

Ao Se Ligue Bahia, Rui citou que a prefeitura de Salvador também está “fazendo promoção automática”, com os alunos da rede municipal, e que irá realizar uma denúncia à Câmara Municipal.