Clima
Min 21ºc - Max 27ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 16 de Julho, 2025
Redação 25 de Abril, 2025
Icone - Autor

Polícia Civil identifica mais 20 pessoas suspeitas de aplicar golpe do falso consórcio em Salvador

Cidade
Icone - Autor
Redação 25 de Abril, 2025

A Polícia Civil da Bahia identificou nesta sexta-feira (25), mais 20 pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de golpe do falso consórcio de imóveis em Salvador. Os alvos foram localizados em três empresas situadas em um prédio comercial na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM).

Segundo a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), responsável pela investigação, essa é a segunda fase da Operação “Falso Consórcio”, que visa desarticular organizações criminosas que atuam com empresas de fachada, utilizando anúncios fraudulentos para enganar consumidores. Os investigados foram conduzidos para prestar depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

As fraudes eram cometidas por meio de propagandas enganosas em plataformas digitais. As vítimas acreditavam estar adquirindo imóveis por meio de consórcios legítimos, mas os bens nunca eram entregues. A polícia estima que os prejuízos individuais variam entre R$ 5 mil e R$ 1 milhão.

A empresa investigada já estava sendo monitorada há meses e acumula mais de 200 denúncias registradas na Decon. Em março, cinco pessoas foram presas em flagrante após a denúncia de um influenciador digital que caiu no golpe ao tentar comprar um apartamento. Dois dias depois, outras oito pessoas foram presas em Vitória da Conquista por envolvimento no mesmo esquema.