Clima
Min 22ºc - Max 27ºc Salvador
Calendário
sábado, 27 de Junho, 2026
Redação 02 de Janeiro, 2026
Icone - Autor

Tarifa de ônibus em Salvador sobe para R$ 5,90 a partir deste sábado

Cidade
Icone - Autor
Redação 02 de Janeiro, 2026

A tarifa do transporte público por ônibus em Salvador passará a custar R$ 5,90 a partir deste sábado (3). O reajuste, segundo a prefeitura, ficou abaixo dos percentuais aplicados em outras capitais brasileiras, onde os aumentos variam entre 6% e 20%, conforme levantamentos divulgados pela imprensa nacional.

O novo valor será praticado ao longo de todo o ano de 2026 e valerá para os ônibus urbanos convencionais, além dos sistemas BRT e STEC. Usuários do Salvador Card continuam tendo direito à integração, podendo utilizar até três modais diferentes, além do metrô, pagando apenas uma tarifa.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo transporte coletivo em todo o país, a Prefeitura de Salvador afirma que mantém investimentos no setor. Entre as ações adotadas estão a renovação da frota, a retomada de linhas que haviam sido extintas após a integração com o metrô e a criação de novos itinerários.

Os investimentos devem seguir nos próximos anos. Nesta semana, o município firmou contrato no valor de R$ 264 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de 300 novos ônibus com tecnologia Proconve-P8 (Euro VI). De acordo com a gestão municipal, esta é a maior compra simultânea de veículos desse tipo já realizada na capital baiana.

Os novos ônibus seguirão o padrão dos veículos atualmente em circulação, com melhorias voltadas ao conforto dos passageiros, como sistema de ar-condicionado mais potente e o retorno do letreiro traseiro, que amplia a visibilidade das informações das linhas. A expectativa da prefeitura é de que, nos próximos anos, toda a frota seja climatizada.

Atualmente, cerca de metade dos ônibus que operam em Salvador já conta com ar-condicionado. A gestão municipal também destaca a priorização de veículos com tecnologia Euro VI, considerada menos poluente e mais sustentável. Em outubro do ano passado, a prefeitura iniciou testes com um modelo de ônibus 100% elétrico.

Hoje, Salvador conta com oito ônibus elétricos em operação e com o maior eletroterminal de recarga pública do Brasil.