Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 17 de Setembro, 2025
13 de Junho, 2024
Icone - Autor

“Seu Norberto” – Parte um

Sustentabilidade e meio ambiente
Icone - Autor
13 de Junho, 2024

Norberto Odebrecht, o fundador do Grupo Odebrecht, foi um empresário brasileiro conhecido por suas contribuições ao setor de engenharia e construção no Brasil. Criou mais que uma empresa, uma tecnologia de gestão empresarial batizada de TEO, Tecnologia Empresarial Odebrecht, que foi a linha condutora para transformar uma empresa regional até os anos 70, em um conglomerado de empresas em todo o planeta. Mas não vou falar desse Norberto Odebrecht, vou falar de sua versão que tive o privilégio de conhecer, “Seu Norberto” fazendeiro em Ituberá, apaixonado pelo Baixo Sul da Bahia, que cuidava de sua fazenda de cacau com esmero, a Fazenda Juliana, onde me hospedei certa feita.

A Fazenda Juliana é uma propriedade rural onde foram implementadas diversas práticas de gestão agrícola inovadoras. Norberto utilizou Juliana como um laboratório para desenvolver e testar métodos de agricultura sustentável e eficiente, aplicando os princípios de engenharia e gestão que ele também empregava em seus empreendimentos de construção. A propriedade se destacou pela implementação de técnicas avançadas de irrigação, manejo de solo e cultivo, servindo como um exemplo de como a inovação pode ser aplicada ao setor. O que mais me admirou na visita a Juliana e todo Baixo Sul da Bahia que tive a honra de fazer com ele foi o lado humano e humildade dele no trato com as pessoas mais humildes. Não era algo forçado, era natural ele deixar as pessoas, fosse um parceiro no cultivo do cacau ou com Juscelino, proprietário do restaurante “Natureza Viva” na BR-101 perto de Gandu, todos tinham carinho e aproximação humana com ele, não era algo distante e frio.

Lembro em especial na visita a Juliana, com o líder do projeto e hoje empresário do agronegócio Roberto Lessa, na hora que fomos entrar na área do parceiro, Dr. Norberto parou e bateu palmas chamando o parceiro; era um sítio sem cercas, a casa estava a cerca de 50 metros e ele não entrou na área enquanto não houve autorização do parceiro. Quando ele ouviu as palmas, gritou: “Pode vir, Seu Norberto!”, e só então aquele senhor de terno de linho branco, na época com 80 anos, fundador de um grupo empresarial internacional e bilionário, se sentiu autorizado a entrar naquele terreno que juridicamente era seu. Cada parceiro da Juliana ganhava uma casa para morar, escola para os filhos, apoio técnico de excelência, ferramentas e outros benefícios. Tinha uma fila de espera para ser parceiro da Fazenda Juliana. Se passaram vinte anos e não esqueci essa cena e a autoridade da voz de seu João autorizando “Seu Norberto” a entrar.

Essa foi uma das diversas cenas que vou relatar sobre esse plantador de cacau, que tinha o sonho de ver o Baixo Sul da Bahia se tornar uma região próspera, justa e ambientalmente preservada. Não vou contar o que li, mas o que eu vi.