Pedro Tourinho acusa racismo em polêmica de Claudia Leitte e Ivete endossa: “Sim!”
Durante show em Salvador, cantora trocou a frase “saudando a rainha Iemanjá” por “eu canto meu rei Yeshua” e foi acusada de intolerância religiosa
Após Claudia Leitte causar polêmica ao alterar a letra de uma música durante um show em Salvador, trocando a frase “saudando a rainha Iemanjá” por “eu canto meu rei Yeshua”, o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, acusou a cantora de racismo. A mudança, considerada por muitos como intolerância religiosa, gerou ampla repercussão nas redes sociais.
Tourinho criticou a atitude em publicação nas redes, afirmando que ações como essa desrespeitam as raízes afro-brasileiras.
“Quando um artista […] escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo”, escreveu.
Ele destacou ainda que as celebrações dos 40 anos do Axé Music deveriam reforçar o respeito e a valorização das suas origens.
A declaração do secretário recebeu apoio de Ivete Sangalo, que comentou “Sim!” na publicação, acompanhada de emojis de palmas. A crítica também foi ecoada por figuras públicas, como o jornalista Guga Noblat, que condenou a atitude da cantora.