Bahia confirma saída de Gilberto que acerta com o Athletico-PR
O Bahia confirmou, nesta quinta-feira (25), a saída do lateral-direito Gilberto. O atleta de 33 anos rescindiu de forma antecipada o contrato, que era válido até o fim de 2026, e acertou sua transferência para o Athletico-PR. O Tricolor permanecerá com 30% dos direitos econômicos do jogador.
A negociação faz parte do processo de reformulação do elenco para a sequência da temporada. Segundo apuração do ge, a diretoria entende que Roman Gomez e Marcos Victor têm condições de suprir a ausência na lateral direita. Contratação mais cara do clube no primeiro semestre, Roman desponta como principal candidato à vaga de titular.
Gilberto chegou ao Bahia no segundo semestre de 2023, em um momento em que a posição era uma das principais carências da equipe. Na ocasião, o setor contava com Cicinho e André, enquanto o atacante Vitor Jacaré vinha sendo improvisado na lateral.
O defensor rapidamente assumiu a titularidade e encerrou a temporada de 2023 como dono da posição. Em 2024, passou a disputar espaço com o colombiano Santi Arias, mas continuou sendo utilizado com frequência, sobretudo durante as convocações do companheiro para a seleção da Colômbia.
Na temporada de 2025, Gilberto voltou a ganhar sequência entre os titulares, alternando a posição com Arias em parte das partidas.
Já em 2026, precisou passar por uma cirurgia de apendicite, que o afastou dos gramados por quase dois meses. Ao retornar, encontrou Acevedo atuando improvisado na lateral direita, mas recuperou espaço e foi titular na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, último compromisso do Bahia antes da pausa.
Gilberto deixa o clube após disputar 107 partidas, marcar três gols e distribuir dez assistências. Pelo Bahia, conquistou dois títulos do Campeonato Baiano (2025 e 2026), uma Copa do Nordeste (2025) e participou das campanhas que garantiram ao Tricolor duas classificações consecutivas para a Libertadores, em 2024 e 2025.