A Fifa anunciou nesta terça-feira (25) a definição dos quatro potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026, marcado para 5 de dezembro, em Washington, às 14h (de Brasília). A competição estreia o novo formato com 48 seleções divididas em 12 grupos. O Brasil está no pote 1 como cabeça de chave, junto aos anfitriões México, Canadá e Estados Unidos, já confirmados nos grupos A, B e D, e às equipes mais bem ranqueadas no ranking da entidade.
O sorteio terá restrições de confederação. Cada grupo só pode ter uma seleção de cada continente, com exceção da Uefa, que pode colocar duas equipes na mesma chave. Além disso, as quatro seleções melhores ranqueadas, Espanha, Argentina, França e Inglaterra, serão distribuídas de forma alternada para manter o equilíbrio entre os lados do torneio.
Pote 1
Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Pote 2
Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3
Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4
Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1 e Repescagem Intercontinental 2.