Clima
Min 24ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 04 de Novembro, 2025
Redação 03 de Novembro, 2025
Icone - Autor

STF mantém prisão de Braga Netto, condenado por atos golpistas

Justiça
Icone - Autor
Redação 03 de Novembro, 2025

O general da reserva Walter Braga Netto, ex-vice na chapa de Bolsonaro em 2022, continuará detido, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciada nesta segunda-feira (3). Ele está preso desde dezembro, acusado de tentar atrapalhar a investigação sobre a tentativa de golpe que visava impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Braga Netto recebeu condenação de 26 anos e seis meses de prisão na ação relacionada aos ataques de 8 de janeiro de 2023, além de ter sido responsabilizado pelo pagamento solidário de R$ 30 milhões pelos prejuízos causados. Moraes citou o risco de fuga e a necessidade de garantir a execução da lei como razões para manter a prisão preventiva.

As apurações da Polícia Federal indicaram que o general buscou acesso a informações sigilosas da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, em suposta tentativa de obstruir o processo. A defesa afirma que não houve intenção de atrapalhar as investigações.