TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador do Rio, Cláudio Castro
Corte vai analisar denúncia de abuso de poder político e econômico em esquema envolvendo contratações no Ceperj
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (4) o julgamento que pode levar à cassação e inelegibilidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil).
Os dois são acusados de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. As ações investigam um suposto esquema de contratações irregulares no Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), que teria sido usado para empregar cabos eleitorais com recursos públicos.
Reportagens do UOL revelaram que milhares de pessoas foram contratadas sem transparência, com indícios de uso político em projetos da Fundação Ceperj e da Uerj. O Ministério Público do Rio apontou ainda saques em dinheiro vivo, somando R$ 248 milhões, feitos por pessoas ligadas ao suposto esquema.
Em maio de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio absolveu Castro e Bacellar, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE. O caso será relatado pela ministra Isabel Gallotti e contará com a participação da presidente do tribunal, Cármen Lúcia, além dos ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha.
A decisão do TSE será determinante para definir o futuro político do governador e do presidente da Alerj, ambos eleitos pela base bolsonarista no Rio de Janeiro.