Netanyahu: “Lula desonrou a memória de 6 milhões de judeus”
As declarações de Lula foram feitas neste domingo durante entrevista a jornalistas no hotel em que estava hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, voltou a comentar as declarações do presidente Lula (PT) comparando as operações em Gaza ao Holocausto. Para Netanyahu, ele “desonrou” a memória dos judeus mortos pelo regime de Hitler.
“Hoje o presidente do Brasil, ao comparar a guerra de Israel em Gaza contra o Hamas, uma organização terrorista genocida, com o Holocausto, o presidente Silva desonrou a memória dos 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas. Ele demonizou o Estado judeu como o antissemita mais virulento. Ele deveria ter vergonha de si mesmo”, afirmou Netanyahu em discurso televisionado.
Mais cedo, Netanyahu já havia falado que a declaração do petista “banaliza” o Holocausto e tenta “prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”. “Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha”, disse.
As declarações de Lula foram feitas neste domingo durante entrevista a jornalistas no hotel em que estava hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.