Alckmin diz que big techs apoiam expansão do Pix
O presidente da República em exercício Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, na segunda-feira (21), que big techs demonstraram apoio ao “Pix para todos”. A declaração foi feita após reunião na Vice-Presidência da República, em Brasília, que contou com a presença de representantes das empresas de tecnologia.
Segundo Alckmin, que também é ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as empresas defenderam a ideia e a possibilidade de ampliação para pagamentos parcelados.
“Abrimos um bom diálogo com as empresas de tecnologia. O Pix é um sucesso absoluto, acho até que vai ter o Pix no pagamento parcelado. (…) As big techs falaram que é importante um ‘Pix para todos’, mas é importante é que seja de graça. É um sucesso”, disse Alckmin, de acordo com o Estadão.
A reunião foi motivada após uma investigação aberta pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, que aponta supostas práticas desleais de comércio envolvendo o Brasil. As empresas norte-americanas teriam sido citadas diretamente no processo.
Ainda de acordo com Alckmin, as big techs se comprometeram a encaminhar demandas ao governo federal. Ele também destacou que a participação de novas empresas no sistema de pagamentos instantâneos está aberta. “Nada impede que outras entrem no Pix”, afirmou.
O presidente em exercício também comentou avanços nas negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, após reunião com parlamentares do bloco.
“O acordo é extremamente importante, do ponto de vista econômico, do ponto de vista empresarial, do ponto de vista de empreendimentos, comércio e geopolítico. É uma mensagem muito forte de apreço pela democracia, paz, livre comércio, multilateralismo e sustentabilidade”, afirmou Alckmin.