Clima
Min 24ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 07 de Novembro, 2025
Vittor Amorim 02 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Alexandre Aleluia critica projeto de Jerônimo que propõe penas alternativas na Bahia: “Tapa na cara do baiano”

Política
Icone - Autor
Vittor Amorim 02 de Setembro, 2025

O vereador Alexandre Aleluia (PL) criticou, nesta terça-feira (2), o projeto de lei enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que institui a Política Estadual de Alternativas Penais. A proposta prevê medidas alternativas à prisão, com enfoque restaurativo, beneficiando presos e pessoas em conflito com a lei.

Durante sessão na Câmara Municipal de Salvador, Aleluia classificou o projeto como um “tapa na cara do baiano”.

“Um projeto de lei enviado pelo governador Jerônimo que fala o tempo todo em como passar a mão na cabeça do coitadinho chamado bandido”, disse o vereador.

Aleluia listou alguns pontos apresentados no projeto: “Penas alternativas, transação penal, suspensão condicional do processo, medidas cautelares diversas da prisão, acordo de não persecução penal, penas alternativas, técnicas de justiça restaurativa, intervenção mínima e restaurativa, atuações multidisciplinares”.

Em seu discurso no plenário da Casa, o vereador destacou os casos de violência registrados na capital baiana e no interior. “Eu acho que estão querendo que o bandido jogue capoeira para ver se conserta. É isso que está aparecendo. Tiroteio na Garibaldi, matança generalizada, Jequié como a cidade mais perigosa do Brasil, Salvador um caos, verdadeiro, desculpa a palavra aqui, como católico, um inferno”, afirmou Aleluia.

Por fim, o vereador também classificou o projeto como uma questão ideológica por parte do governo estadual. “A gente tem aqui um tapa na cara e chorume ideológico. Mas aqui, na casa do povo, nós temos que mostrar a causa disso. E a causa é ideológica, não é gestão”, completou o vereador.