
Anitta cobra Lula e pede indicação de mulher para o STF: “Eu como cidadã deixo minha torcida”

A cantora Anitta usou suas redes sociais nesta terça-feira (14) para pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a indicar uma mulher para o Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido ocorre após o anúncio da aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Anitta falou sobre a pouca representatividade feminina no STF ao longo dos anos e defendeu que a nova vaga seja ocupada por uma mulher.
“O Ministro do STF, Barroso, se aposentou, o presidente Lula terá que indicar um novo nome. Eu como cidadã gostaria de deixar pública minha torcida pra que seja uma mulher. Em 134 anos de história, o Supremo Tribunal Federal já teve 172 ministros. Entre eles, apenas três mulheres — e nenhuma negra. Até o ano 2000, o STF jamais havia tido uma ministra”, disse a cantora.
Anitta também compartilhou um abaixo-assinado acompanhado de uma carta aberta a Lula, pedindo que o presidente escolha uma “mulher com trajetória sólida e compromisso com a democracia”.
Com a saída de Barroso, cabe ao presidente Lula uma nova indicação para a Corte, a terceira só neste mandato. Atualmente, especula-se os nomes do ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para ocupar o cargo de ministro do STF.