Após operação da PF, Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado
O senador Jaques Wagner (PT), alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, anunciou na noite desta quarta-feira (24) que deixará a liderança do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Senado. A decisão foi comunicada pelo próprio parlamentar por meio das redes sociais.
Segundo Wagner, a saída do cargo foi definida em comum acordo com o presidente Lula após uma reunião realizada em Brasília.
“Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado”, escreveu.
O senador afirmou que sua prioridade neste momento será “provar sua inocência” e atuar nas articulações políticas para as eleições de 2026. “Minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”, declarou.
Jaques Wagner foi incluído na investigação da Operação Compliance Zero, que apura supostas fraudes envolvendo o Banco Master, os vínculos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro e a possível participação de empresários e agentes públicos no esquema investigado. Em sua publicação, o senador afirmou que seguirá trabalhando pelo projeto político do grupo e disse que pretende renovar o compromisso com “o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil”.