
Câmara de Belém, sede da COP30, declara Trump persona non grata

A Câmara Municipal de Belém aprovou, na quarta-feira (6), uma moção simbólica que declara o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ‘persona non grata’ na capital paraense, que será sede da COP30 em novembro.
A proposta foi apresentada pelo vereador Alfredo Costa (PT) em reação a tarifa de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros, medida que afeta a economia do Pará, especialmente setores como o açaí, uma das principais cadeias produtivas da região.
Durante a sessão, o vereador justificou a medida como um gesto político diante do impacto do tarifaço. “O tarifaço atende aos interesses econômicos norte-americanos, mas atinge diretamente o povo brasileiro. O trabalhador, o vendedor de açaí também será atingido. De maneira geral, todos serão atingidos”, afirmou o vereador do PT.
Apesar disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pretende convidar Trump para participar da COP30, alegando que quer ouvir sua posição sobre as mudanças climáticas.
“Não vou ligar para o Trump para negociar nada não, porque ele não quer falar. Eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para vir para COP, que eu quero saber o que é que ele pensa da questão climática”, disse Lula.