Clima
Min 21ºc - Max 29ºc Salvador
Calendário
segunda-feira, 06 de Outubro, 2025
Redação 02 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Capitão Alden apresenta emenda para livrar Eduardo Bolsonaro de acusação da PGR

Política
Icone - Autor
Redação 02 de Outubro, 2025

O deputado federal Capitão Alden (PL) apresentou uma emenda ao projeto que cria o crime de obstrução de Justiça, em tramitação na Câmara dos Deputados. A medida quer beneficiar diretamente o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com a denúncia, Eduardo que atualmente reside nos Estados Unidos é acusado de tentar interferir nos processos que tramitam contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Para que a emenda seja analisada, Alden busca reunir 103 assinaturas. Até agora, já conta com o apoio de toda a bancada do PL, que soma 88 deputados, para ser apresentada em um dos projetos do pacote de segurança pública que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), levou ao plenário na terça-feira (30).

Ao jornal Folha de S.Paulo, Alden afirmou que a proposta não mira apenas em proteger Eduardo Bolsonaro, mas todos os que, em sua avaliação, estão sendo perseguidos por exercerem a liberdade de expressão. 

“O STF tem usado essa argumentação de obstrução de Justiça para pegar os bolsonaristas e qualquer pessoa que tenha pedido apoio e ajuda internacional, de organismos ou mesmo da imprensa internacional”, diz Alden.

O parlamentar destacou ainda que, no passado, a esquerda recorreu a organizações internacionais e entidades de direitos humanos no exterior para denunciar a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o impeachment de Dilma Rousseff (PT), mas que apenas agora esse tipo de prática estaria sendo tratado como proibido.