
Casa Branca critica Comitê do Nobel e diz que prêmio colocou “política acima da paz”

A Casa Branca criticou o Comitê Norueguês do Nobel após a decisão de conceder o Prêmio Nobel da Paz à líder da oposição venezuelana María Corina Machado, em vez do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reação foi divulgada nesta sexta-feira (10), em comunicado oficial.
O porta-voz da Casa Branca, Steven Cheung, afirmou que o comitê “colocou a política acima da paz” e defendeu o papel de Trump em negociações internacionais.
“Ele tem o coração de um humanitário, e nunca haverá ninguém como ele, capaz de mover montanhas com a força de sua vontade. O Comitê Nobel provou que eles colocam a política acima da paz”, disse Cheung.
O comitê justificou a escolha de María Corina Machado ao destacar a coragem dos “defensores da liberdade que se levantam e resistem à liderança autoritária” na Venezuela.
Nos últimos meses, Trump vinha fazendo campanha pelo prêmio, destacando seu envolvimento em acordos internacionais e, mais recentemente, o cessar-fogo em Gaza e um acordo para libertação de reféns, anunciados nesta semana.