
CCJ da Alba marca reunião extraordinária para analisar prisão do deputado Binho Galinha

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vai realizar, nesta quarta-feira (8), uma reunião extraordinária para avaliar a manutenção da prisão temporária do deputado estadual Binho Galinha (PRD). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (7), pelo presidente da CCJ, deputado Robinson Almeida (PT).
Segundo Almeida, a defesa do parlamentar será notificada para apresentar, se desejar, sua manifestação durante o encontro. “A defesa será notificada para apresentar, caso queira, o seu direito de defesa, e depois a comissão vai prosseguir os seus trabalhos e, no prazo de 72 horas, entregará o parecer à presidência e à mesa”, explicou o presidente da CCJ.
A Assembleia Legislativa foi oficialmente comunicada pela Justiça sobre a prisão de Binho Galinha na segunda-feira (6). O procedimento era aguardado para que o caso pudesse avançar internamente e ser analisado pelos parlamentares.
O deputado é suspeito de liderar uma milícia envolvida em um esquema de lavagem de dinheiro há mais de dez anos. O mandado de prisão preventiva foi cumprido após ele se entregar na última sexta-feira (3), dois dias após ele ser considerado foragido. Além do parlamentar, também foram presos a esposa e o filho dele, além de outras sete pessoas apontadas como integrantes do grupo criminoso.