Deputados da oposição protestam com bandeira de Trump após suspensão de reuniões na Câmara
Deputados da oposição realizaram um ato nesta terça-feira (22), na Câmara dos Deputados, após o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinar a suspensão das reuniões de comissões durante o recesso parlamentar. A medida impediu a realização de sessões que tinham como objetivo aprovar moções de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Parlamentares ligados ao PL, estavam com reuniões deliberativas agendadas em comissões que presidem, mas foram surpreendidos com a decisão da Mesa Diretora. Em protesto, exibiram uma bandeira em apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), minimizou o episódio. “Não houve constrangimento. Pedimos para guardar [a bandeira] porque o foco era outro”, disse.
Mesmo com a proibição formalizada em ato publicado no Diário da Câmara, um grupo de deputados da oposição se reuniu informalmente e exibiu uma placa com moção de apoio a Bolsonaro. Eles alegam que a decisão de Motta fere a liberdade de manifestação parlamentar.
“É uma decisão que nos impede de manifestar nossa opinião, nossa palavra”, disse Bilynskyj.
Já o deputado Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores, afirmou que a oposição seguirá mobilizando militantes nas bases e prometeu acionar organismos internacionais em defesa do ex-presidente.
“Apesar de o Congresso estar no chamado recesso branco, nós não teremos recesso. Nós voltaremos às nossas bases e falaremos com a militância para mobilizar o povo para se manifestar nas ruas”, disse Barros.