Eduardo Bolsonaro descarta renúncia e deve manter mandato por pelo menos mais três meses
Eduardo está morando nos Estados Unidos e alega ser alvo de perseguição política
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou neste domingo (20) que não pretende renunciar ao mandato na Câmara dos Deputados. Durante uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube, ele declarou: “Eu não vou fazer nenhum tipo de renúncia. Se eu quiser, eu consigo levar meu mandato, pelo menos, até os próximos três meses”.
Licenciado desde março, Eduardo está morando nos Estados Unidos e alega ser alvo de perseguição política. O período de licença de 120 dias termina neste domingo (21), mas o recesso parlamentar e o limite de faltas permitido devem impedir a perda imediata do mandato. A Câmara retoma suas atividades em 4 de agosto.
Segundo a própria Câmara dos Deputados, caso não formalize a renúncia, Eduardo Bolsonaro voltará automaticamente ao exercício do cargo, inclusive recebendo novamente o salário de R$ 46,3 mil. A perda do mandato só ocorreria se o parlamentar ultrapassar um terço de ausências injustificadas nas sessões do ano. Até agora, ele acumula quatro faltas sem justificativa.
Durante a semana, Eduardo chegou a cogitar abrir mão do cargo, alegando risco de prisão ao retornar ao Brasil. “Não vejo a possibilidade de eu voltar agora, porque, se eu voltar, o Alexandre vai me prender”, disse em entrevista à Folha de S.Paulo, referindo-se ao ministro do STF Alexandre de Moraes.
Enquanto esteve afastado, o suplente Missionário José Olímpio (PL-SP) assumiu a vaga na Câmara.