Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
domingo, 12 de Outubro, 2025
Redação 18 de Março, 2025
Icone - Autor

Eduardo Bolsonaro se licencia do mandato de deputado e vai morar nos EUA

Política
Icone - Autor
Redação 18 de Março, 2025

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou nesta terça-feira (18), que vai se licenciar do mandato parlamentar. Em uma publicação nas redes sociais, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que sua decisão tem como objetivo evitar uma suposta “perseguição” e que pretende residir temporariamente nos Estados Unidos.

O anúncio ocorre a uma semana do julgamento, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode tornar Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado. Eduardo Bolsonaro criticou o ministro Alexandre de Moraes e a atuação da Suprema Corte, alegando que seu mandato estaria sendo utilizado como “ferramenta de chantagem e coação”.

“Assim sendo, da mesma forma que eu assumi o mandato parlamentar para representar a minha nação, eu abdico temporariamente dele para seguir bem representando esses milhões de irmãos de pátria que me incumbiram dessa nobre missão. Irei me licenciar sem remuneração para que possa me dedicar integralmente e buscar as devidas sanções aos violadores de direitos humanos. Aqui poderei focar em buscar as justas punições que Alexandre de Moraes e a sua gestapo da Polícia Federal merecem”, declarou o Eduardo em seu pronunciamento.

Durante sua declaração, Eduardo Bolsonaro também reforçou sua defesa a aliados presos no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. “Os psicopatas que prenderam mães de família, idosas, trabalhadores e todo tipo de pessoa comum e inocente. Irei abraçar esse sacrifício com entusiasmo. Focarei 100% do meu tempo nessa única causa, fazer justiça. Criar um ambiente para anistiar os reféns de 8 de janeiro e demais perseguidos que fizeram parte do governo Bolsonaro”, disse o político.