Erika Hilton processa Eduardo Bolsonaro por transfobia
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou a Justiça contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusando-o de transfobia em postagens feitas nas redes sociais. A ação, protocolada na 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, pede R$ 20 mil por danos morais, a exclusão de publicações ofensivas e a proibição de novas postagens do mesmo teor.
O processo se baseia em publicações feitas por Eduardo no X (antigo Twitter), em resposta a críticas de Erika sobre a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Após as críticas, Eduardo Bolsonaro reagiu com uma publicação em que se referiu à deputada com seu nome de registro civil e usou pronomes masculinos, o que, segundo Erika, fere sua identidade de gênero.
A defesa da parlamentar alega que a conduta do deputado representa transfobia, prática já equiparada ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os advogados sustentam que houve intenção clara de constranger e desrespeitar Erika publicamente. A publicação contestada segue no ar e foi anexada ao processo, junto com outras mensagens semelhantes.