Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 10 de Outubro, 2025
Redação 10 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Flávio Dino vence ação contra hospital após morte do filho e anuncia doação da indenização

Política
Icone - Autor
Redação 10 de Outubro, 2025

Após 13 anos de tramitação, Justiça reconhece culpa do Hospital Santa Lúcia pela morte de Marcelo Dino, de 13 anos, em 2012

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta sexta-feira (10) a vitória definitiva da ação judicial movida por sua família contra o Hospital Santa Lúcia, em Brasília, pela morte de seu filho Marcelo Dino, de 13 anos, em 2012. Após 13 anos e seis meses de tramitação, a Justiça fixou indenização de R$ 600 mil para cada um dos pais, Dino e sua ex-esposa, Deane Fonseca, valor que o ministro informou que será integralmente doado.

Em publicação nas redes sociais, Dino afirmou que o mais importante foi o reconhecimento da culpa do hospital, e não o valor da indenização. Ele criticou a negligência médica que resultou na tragédia e destacou que muitos hospitais investem mais em aparência do que em qualificação profissional.

“Espero que essa decretação de responsabilidade tenha resultado no fim dos péssimos procedimentos do hospital Santa Lúcia, que levaram à trágica e evitável morte de uma criança de 13 anos”, escreveu.

O ministro também homenageou o filho, lembrando sua paixão pelo futebol, pela guitarra e pelo Flamengo, além de reforçar o impacto da perda.

“Meu filho Marcelo era forte, adorava brincar, jogava bola muito bem, todos os dias. Amava a sua escola, o Flamengo, o seu cachorro Fred (que já se foi), a sua guitarra, que dorme silenciosa no meu armário.”

O caso ocorreu em fevereiro de 2012, quando Marcelo foi internado com crise de asma e teria sofrido demora no atendimento após a ausência da médica plantonista da UTI pediátrica. Duas profissionais chegaram a responder por homicídio culposo, mas foram absolvidas por falta de provas em 2018.